Antes que você saia correndo achando que é uma frase sensacionalista, não é, é uma verdade para um grande grupo de pequenos empreendedores que enxergavam no YouTube uma forma de ganhar dinheiro.
Agora para conseguir um canal você precisa de 4 mil horas de exibição em um período de 12 meses e 1000 inscritos pra gerar receita. Os canais que não chegarem a isso, não ganharão mais com seus vídeos. Isso menos de 1 ano depois (04/17) de mudar regras para novos inscritos de terem pelo menos 10 mil visualizações em seus vídeos para começar a gerar receita. A pessoa chegou há poucos ou está chegando há poucos nisso, e agora vem uma nova regra que quebra uma regra antiga que nem tinha sido atingida por essas pessoas, e tudo isso com a alegação de que querem proteger os criadores de conteúdo, e livrar o YouTube dos spammers, criminosos e também de mal atores. Isso é pretexto. Eles querem os grandes ao seu lado, mas foi graças aos pequenos que os grandes foram enxergados, ou seja, a maioria de nós foi usado e descartado. Se eles quisessem caças pessoas que cometem infrações, eles usavam ferramentas aprimoradas, como usam pra caçarem direitos autorais em imagem e som, mas pra isso preferem não perderem muito tempo, já que perderam 260 anunciantes nos últimos meses. Tudo em nome do lucro rápido, da ditadura capitalista.
Agora vamos pensar: Um canal como o meu com 400 inscritos, tendo conseguido 250 em 1 ano, demoraria mais 2 anos pelo menos pra conseguir 1000 inscritos, e que com 191 mil minutos assistidos (eu vi errado no vídeo... ali mostrou apenas os minutos dos últimos 28 dias, não do período todo), demoraria quase 1 ano pra conseguir 140 mil minutos (que são 4 mil horas), mas que mesmo se conseguisse, não conseguiria mesmo assim monetização, já que é preciso 4 mil horas em um período de 12 meses, e não de 3 anos, que seria o meu caso. Agora imagine quem começar do zero, quantos anos possivelmente terá que trilhar? 4, 5 anos? Se o começo das monetizações já é precário, imagine chegar até ele? Pois então o sonho de milhares de Youtubers de terem um dinheirinho se quer, acabou, porque milhares nunca conseguirão chegar a essas métricas estabelecidas pelo YouTube, ou desistirão no meio do caminho. Métrica essa que beneficia apenas os canais grandes. O YouTube não quer mais saber de você. Você serviu como puxador de carro dos grandes até onde ele quis, agora você foi jogado pra fora do balaio. Essa que é a verdade. E mesmo aquele que teimar e continuar esperando por anos, quem garante que amanhã não haverá outra métrica? Eles me disseram por e-mail que essa mudança ocorreu depois de uma análise profunda e feedback de vários criadores. Agora como eles provam o que falam? Não tem prova nenhuma disso. É da boca pra fora isso. E eles tão pouco se lixando em provar algo pras pessoas.
Seja a época que o ser humano viver, o lado políticos dele, o idealismo, ou o que quer que for, ele toma o poder e impõe o que quer sobre as pessoas. O que resta é aproveitar lacunas na história pra viver com mais liberdade que em outras épocas, mas por pouco tempo, porque nosso direito sempre será cerceado, seja lá por quem for. A ditadura dos direitos autorais, das redes sociais, da internet chegou pra ficar. Estou arrasado, e lamento muito por não dar mais continuidade à meus projetos no YouTube. É um dia de profundo luto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário